Seja bem vindo a Cia do Leite

Laboratório

Identificação microbiológica dos agentes causadores de mastite bovina

“Sem saber com quem se está lutando, jamais se pode vencer rapidamente uma batalha”

Um dos passos mais importantes dentro de um programa de controle de mastite é a identificação do agente causador. Através da cultura do leite das vacas com mastite (subclínica e clínica) é possível reconhecer as falhas dentro do programa de sanidade da glândula mamária e consequentemente as causas da elevada CCS. De forma geral existem patógenos de perfil contagioso (transmissão vaca – vaca), outros de origem ambiental (transmissão ambiente - vaca) e cada agente possui perfis diferentes de sensibilidade aos antimicrobianos, demandando protocolos mais curtos ou mais longos de tratamento e período (lactação ou secagem), porém outros não respondem à tratamento antimicrobiano. Sem o conhecimento dos patógenos causadores não é possível desenvolver um programa de controle efetivo e constante dentro de um rebanho.

“Para o controle de mastite e a redução de CCS é imprescindível a identificação dos agentes causadores”

A Cia do Leite agora conta com Laboratório próprio pautado nos mais sólidos métodos analíticos (NMC e ANVISA), oferecendo de forma rápida e acessível a identificação dos patógenos causadores de mastite clínica e subclínica (MC e MSC). Além disso, oferecemos a nossos parceiros e colaboradores todo o suporte para implantação do sistema de cultura na fazenda para direcionamento dos tratamentos dos casos mastite clínica (materiais, treinamento e suporte), fornecendo praticidade e a confiabilidade necessária para auxiliar a cadeia produtiva do leite.

Consulte o seu contato no laticínio ou ligue diretamente na Cia do Leite e agende uma visita.

Serviços Laboratoriais

A qualidade da água utilizada para fornecimento aos animais e tambem para limpeza dos equipamentos de ordenha e tanque de resfriamento é determinante na busca por melhores resultados na produção leiteira, com significativo impacto na qualidade do leite.

Baixe a interpretação do Laudo da Análise de água:

A água deve ter sua qualidade monitorada, sendo responsável pela rentabilidade e sucesso da atividade leitera. Recomenda-se a realização a cada 6 meses das análises físico-química e microbiológica das fontes de água utilizadas na propriedade.

Em nosso laboratório, contamos com profissionais especializados e capacitados para a atividade. Faça sua análise conosco!